CAPÍTULO I
DEUS
Atributos da divindade
DEUS
Atributos da divindade
10. Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?
“Não; falta-lhe para isso o sentido.”
11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da
Divindade?
“Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria.
Quando, pela sua
perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e
compreenderá.”
A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite
compreender a natureza
íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem O
confunde muitas vezes com a
criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que
nele se desenvolve o senso
moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas;
então, faz idéia mais justa da
Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã
razão.
12. Embora não
possamos compreender a natureza íntima de Deus, podemos
formar idéia de algumas de Suas perfeições?
“De algumas, sim. O homem as compreende melhor à proporção
que se eleva acima
da matéria. Entrevê-as pelo pensamento.”
13. Quando dizemos
que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único,
onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa
de Seus atributos?
“Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo.
Sabei, porém, que há
coisas que estão acima da inteligência do homem mais
inteligente, as quais a vossa
linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem
meios de exprimir. A razão, com
efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas
perfeições, porquanto, se uma
Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria
superior a tudo, não seria, por
conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus
tem que se achar isento de
qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a
imaginação possa conceber.”
Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do
nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em
degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que
regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.
É imaterial. Quer
isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque
estaria sujeito às transformações da matéria.
É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de
vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.
É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do
soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então
não teria feito todas as coisas. As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.
É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das
leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa
sabedoria não permite seduvide nem da justiça nem da bondade de Deus.